Logística reversa – O que é e como aplicá-la à sua indústria?

Logica Reserva O Que E E Como Aplica La A Sua Industria Blog Davos Controladoria - ADL4 - APOIO DIRETO E LEGALIZADOR DE EMPRESAS

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Logística reversa na indústria, o que é isso?

Resultado de imagem para logistica reversa

Não é novidade que cada vez mais, o meio ambiente vem dando alerta de que precisa de maiores cuidados. Consumimos demais, produzimos muito lixo e pouco tem sido realizado para promover maior sustentabilidade e preservação da terra, da fauna, da flora e de todos os demais recursos naturais. Fato é que, as indústrias usam muitos recursos e com esta preocupação com relação ao meio ambiente, é que novas práticas e condutas têm sido desenvolvidas para trazer maiores seguranças e garantias. É por isso que a logística reversa tem sido tão bem utilizada e requisitada nos ramos industriais.  Portanto, a logística reversa se trata de um conjunto de providências e ações destinadas a coletar e viabilizar restituições de resíduos sólidos nos setores industriais, seja para reaproveitamento desses ou ainda para destinar os resíduos e materiais em locais adequados. 

A logística reversa é obrigatória?

Se de alguma forma, sua indústria atua com alguns dos seguintes produtos que iremos listar logo abaixo, de acordo com a Lei de número 12.305 de agosto de 2010, sua atenção deve ser redobrada, pois sim, a logística reversa é obrigatória. E quais seriam esses produtos?

  • Baterias e/ ou pilhas;
  • Agrotóxicos;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, resíduos e/ ou embalagens;
  • Produtos eletroeletrônicos e componentes associados;
  • Lâmpadas fluorescentes, de mercúrio, de vapor de sódio e de luz mista.

E como a logística reversa funciona?

No processo de pós-venda, o produto deve retornar a sua cadeia de distribuição, antes mesmo de ter sido utilizado pelo consumidor ou ainda que tenha pouco tempo de uso. Isso ocorrerá sempre que o produto apresentar defeitos ou em situações de erros de pedido, assim, o produto poderá passar por nova vistoria e, havendo reparos e melhorias, poderá ser comercializado novamente.  Já no processo de pós-consumo, o produto que foi adquirido, é descartado pelo seu consumidor. Chegando ao fim de sua vida útil, a empresa deve receber esses produtos, peças ou insumos para que sejam destinados a um ciclo de reciclagem, desmanche ou de reintrodução no mercado, caso seja possível e indicado. 

E por que a logística reversa é importante para as indústrias?

Com a política da logística reversa introduzida e praticada em sua indústria, você só tem a ganhar pontos, visto que age com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, gerando maior bem-estar à comunidade, sociedade, população, ao planeta e a saúde de todos, preservando também o meio ambiente.  Assim, ao assumir a ação de descartar e reciclar os itens, sejam eles produtos, máquinas, peças ou demais itens, você demonstra ter preocupação e responsabilidade social, buscando gerar maior sustentabilidade e equilíbrio em muitos sentidos.  Esse tipo de atitude, além de gerar uma boa imagem à marca do seu negócio, ou seja, da sua indústria, promove também, ações positivas aos consumidores, gerando empatia daqueles que apoiam a natureza e que admiram boas ações sociais.  Portanto, um dos métodos para destacar sua indústria como parceira do mundo, é com essas e outras práticas, que além de gerar economia, ainda traz uma visibilidade de consciência e proveito para todos. Mas ainda há muitos outros pontos nos quais podemos ajudar, portanto, venha conversar com nossa contabilidade para indústrias! Fonte: Quero montar uma empresa

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Multa Do Fgts Fique Atento As Ultimas Mudancas Contabilidade - ADL4 - APOIO DIRETO E LEGALIZADOR DE EMPRESAS

Multa do FGTS: Fique atento as últimas mudanças

Recentemente houve mudanças sobre a multa do FGTS que é devida pelas empresas em caso de dispensa do trabalhador sem justa causa. Essa medida, contudo, não prejudicou os empregados, impactando, por outro lado, os públicos.

Ir2020:como Declarar Pgbl No Imposto De Renda Contabilidade - ADL4 - APOIO DIRETO E LEGALIZADOR DE EMPRESAS

IR2020: Como declarar PGBL no Imposto de Renda?

Ter um plano de previdência privada é investir no futuro e garantir que, quando ele chegar, você estará preparado para enfrentá-lo – mesmo que seja apenas no âmbito financeiro. No entanto, enquanto esse momento não chega, é preciso informar o investimento na declaração do Imposto de Renda.

Imposto De Renda Como Solicitar Isencao Do Ir 2020 Contabilidade - ADL4 - APOIO DIRETO E LEGALIZADOR DE EMPRESAS

Imposto de Renda: Como solicitar isenção do IR 2020?

Para cada contribuinte, existe um porque de não declarar IRPF, pode ser por não atingir o limite de rendimento tributável ou ter uma doença grave que pode ou não o isentar automaticamente. Neste último caso, é necessário entrar com o pedido de isenção do imposto de renda.

Negocios Plano De Recuperacao Judicial Contabilidade - ADL4 - APOIO DIRETO E LEGALIZADOR DE EMPRESAS

Negócios: Plano de Recuperação Judicial

A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção do funcionamento da empresa, através dos empregos e do adimplemento das dívidas, promovendo-se a sua preservação, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Manter a roda da fortuna girando sempre ao favor do…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

OBTENÇÃO DE MATRÍCULA DE ARMAZÉM GERAL na Junta Comercial de qualquer Estado

Fazemos o processo para obtenção da Matrícula de Armazém Geral, incluso todos os procedimentos, tais como Laudo Técnico de Vistoria e Publicações necessárias em todo o Território Nacional.

Regularização de obras de construção civil

Acompanhamento, análise e correção de documentos fiscais durante a obra e demais procedimentos necessários junto às Prefeituras (para a Quitação do ISS) e na Receita Federal para a obtenção do INSS e Registro de Imóveis. (incluso orientação quanto aos documentos fiscais da obra) EVITANDO PAGAMENTO À MAIOR DE IMPOSTOS NA OBRA.

Consultoria e assessoria Tributária

Visando a regularização e a saúde tributaria das empresas, atuamos de forma pró-ativa no preventivo, a fim de evitar demandas desnecessárias, como também no contencioso, nas vias administrativa e judicial. Concretizamos a normalização do setor implementando melhor opção de tributação e diminuição de carga tributaria. Nosso departamento jurídico atua de forma efetiva em ações iniciais como em defesa, especialmente no que tange a execuções fiscais, dando suporte jurídico necessário a seus clientes em tempo integral.

Área Jurídica

  • Empresarial;
  • Tributário;
  • Imobiliário;
  • Previdenciário (Aposentadoria/Revisão);
  • Família;
  • Trabalhista.
Fazemos essa ponte entre o empreendedor e órgãos regulamentadores, coletando toda a documentação necessária, participando da pesquisa para as aprovações e implantando as melhores idéias para a efetivação do processo. Prestamos consultoria desde a concepção da empresa, antes mesmo de seu registro, fazendo todo o planejamento para que o cliente tenha o melhor parceiro para a execução dos seus projetos.

ADL4 nasceu da vontade de auxiliar empreendedores em seus primeiros passos na formalização de seus empreendimentos. Além de buscar ações e ferramentas que agilizem o processo de legalização de novos negócios, também são oferecidas consultorias tributárias com intuito de orientar quanto à economia da carga tributária.

O empreendedor recebe orientação e treinamento dos primeiros passos como empresário, visando garantir que os próximos sejam firme e mais seguros. O cliente conta ainda Departamentos Jurídico nas seguintes especialização: área Tributária, Empresarial, Trabalhista, Previdenciário e Cível.
Open chat